Saiba quanto tempo demora uma cirurgia de catarata e veja mais detalhes sobre o único método eficaz no tratamento da doença.
Saber quanto tempo dura uma cirurgia de catarata é o desejo de muitos pacientes que têm a doença e seus familiares. Afinal, ter ideia da complexidade e do tempo envolvido no procedimento é ideal para se sentir mais seguro e se manter calmo antes e durante o trabalho do cirurgião.
A cirurgia de catarata é considerada segura e de baixo risco quando comparada a outros tipos de cirurgia. Para a grande maioria dos casos, não é necessária internação e o paciente sai no mesmo dia.
Além disso, o procedimento também é indolor e rápido. No entanto, entre chegar no centro cirúrgico, receber orientações, fazer a cirurgia e ter alta, é possível considerar um bom tempo, de acordo com a condição médica de cada paciente.
A seguir, veja quanto tempo demora a cirurgia de catarata e veja outros detalhes sobre o processo cirúrgico.
Afinal, quanto tempo demora uma cirurgia de catarata?
Vimos que todas as etapas relacionadas à cirurgia de catarata influenciam no tempo total de duração do processo. Sendo assim, é interessante saber quantos são os passos envolvidos para ter uma ideia melhor da duração completa.
O passo a passo da cirurgia de catarata
1. Consulta de avaliação e exames
Este é o primeiro contato com o médico. É na consulta que o profissional vai analisar a condição do seu olho e trazer o diagnóstico. Nesta etapa, é importante esclarecer todas as suas dúvidas, tanto sobre a doença, quanto sobre a cirurgia de catarata.
Além disso, o oftalmologista pode pedir alguns exames para conseguir analisar a sua condição de modo mais profundo. Aqui, ele pode solicitar exames oftalmológicos e também clínicos, especialmente se o paciente apresentar alguma doença preexistente.
Portanto, é necessário realizar todos os exames solicitados e levá-los ao doutor para que ele aprove a cirurgia. Assim, basta fazer o agendamento.
2. Preparo para cirurgia
Um ou mais dias antes da cirurgia, o paciente deverá seguir as recomendações médicas de preparo cirúrgico. Normalmente, os cuidados podem envolver jejum, suspensão de determinado medicamento, não ingestão de bebidas alcóolicas, etc.
É muito importante seguir todas as orientações médicas para garantir que a sua cirurgia de catarata seja um procedimento tranquilo.
3. Chegada ao centro cirúrgico
No dia do procedimento, o paciente vai até o centro cirúrgico, no qual vai receber as orientações sobre a cirurgia de catarata. Assim que chegar o momento da sua cirurgia, ele será encaminhado para uma sala pré-operatória.
4. Sala pré-operatória
Nessa sala o paciente receberá novas orientações, além de receber o colírio anestésico. Em alguns casos, os pacientes recebem leve sedação na veia. Neste processo, o paciente está sendo preparado dar entrada ao centro cirúrgico.
5. Sala cirúrgica
Feito o preparo, o paciente é encaminhado para a sala cirúrgica. A cirurgia de catarata costuma durar poucos minutos – entre 15 e 20, aproximadamente. Finalizado o procedimento, o paciente é encaminhado para uma sala de recuperação.
6. Sala de recuperação
Na sala de recuperação, o paciente fica ou numa cama de hospital ou em poltronas reclináveis descansando por um período. Normalmente, o cirurgião passará novamente na sala para contar ao paciente sobre a cirurgia e reforçar as orientações do pós-cirúrgico.
Após o efeito da sedação passar, o paciente recebe alta. Geralmente o primeiro retorno pós-operatório acontece um dia após a cirurgia.
Como é feita a cirurgia de catarata?
A cirurgia de catarata consiste na substituição do cristalino opaco por uma lente artificial. Para isso, o cirurgião faz um pequeno corte no globo ocular, dilui a lente afetada e a retira, e, em seguida, insere a nova lente, que permite que o paciente volte a enxergar.
Existem duas maneiras de fazer essa cirurgia: a facoemulsificação e a cirurgia a laser.
A facoemulsificação é o modo tradicional e, por isso, mais utilizado pelos cirurgiões. Nela, o o profissional utiliza um bisturi para realizar o corte no início do procedimento, e uma cânula para remover e substituir o cristalino.
Já na cirurgia de catarata a laser, o corte é feito por meio de um laser, assim como a diluição do cristalino.
Em alguns casos, o cirurgião pode unir as duas técnicas, utilizando o laser para efetuar o corte e a cânula para retirar a lente natural.
No vídeo abaixo, saiba mais sobre a importância da cirurgia de catarata.
Como encontrar a clínica ideal para fazer minha cirurgia?
Para encontrar a clínica ideal, você pode buscar o atendimento junto ao seu plano de saúde, em clínicas particulares ou no SUS, o Sistema Único de Saúde.
Clínicas particulares podem cobrar valores não tão acessíveis, enquanto a fila do SUS pode levar um bom tempo, o que acaba comprometendo ainda mais a visão do paciente.
Em casos como esses, você pode contar com a Central da Visão. Conosco, é possível encontrar clínicas com mais de 20 anos de experiência em vários estados do Brasil , e o melhor: a preços acessíveis.
Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar a visão a encontrar uma clínica segura, com valores mais baixos e boas condições de pagamento.
Temos mais de 50 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.
Para saber mais e agendar sua consulta, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.
Importante!
Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.