Já se perguntou como é a visão de quem tem miopia? Saiba como enxerga o paciente que tem esse erro refrativo e saiba mais sobre a condição!
De acordo com dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), em 2020, 35% da população mundial tinha miopia, totalizando 2,6 bilhões de pessoas. Deste número, 59 milhões eram apenas no Brasil.
A miopia é o erro refrativo mais comum, e consiste na dificuldade em enxergar com nitidez objetos que estão longe. A sua causa está diretamente ligada ao formato do olho ou à curvatura da córnea.
Neste artigo, saiba mais sobre a miopia e entenda como é a visão de quem tem essa condição.
Miopia: o que é? Qual a causa?
A miopia é um erro de refração que faz com que o paciente não consiga enxergar bem objetos à distância. Ela existe por conta do formato mais alongado do olho, ou da curvatura mais fechada da córnea. A sua principal causa é a hereditariedade.
Em um olho normal, que tem a curvatura da córnea normal, os raios de luz ultrapassam a íris e chegam até a retina, onde se focam. Assim, o nervo óptico encaminha a informação para o cérebro, que forma a imagem perfeita e com nitidez.
Já um olho com miopia é mais alongado que o normal, mais achatado. Isso reflete na curvatura da córnea, que fica mais fechada. A partir disso, os raios de luz que entram pela íris não chegam até a retina e se focam antes da estrutura do fundo do olho.
No caso, o paciente não consegue enxergar com nitidez os objetos que estão mais distantes.
Como é a visão de quem tem miopia?
Quem tem miopia tem dificuldades para enxergar com nitidez as coisas que estão mais longe. A visão fica embaçada e os objetos ficam desfocados.
O paciente míope também pode ter uma visão embaçada apenas durante a noite, já que a pouca luz dificulta o focar dos olhos.
A visão turva atrapalha as atividades rotineiras, como dirigir, assistir televisão, entre outras.
Na imagem abaixo, é possível entender a diferença entre uma visão normal, sem nenhum erro refrativo, e como enxerga uma pessoa com miopia.
Embora haja dificuldade em enxergar de longe, o que está perto ainda pode ser visto com nitidez.
Miopia tem cura?
A miopia não tem cura. Apesar disso, existem tratamentos que permitem que o paciente enxergue bem e tenha uma boa qualidade de vida.
O mais conhecido é o uso de óculos de grau. Depois de exames oftalmológicos, o médico define o grau e prescreve lentes corretivas. Além disso, alguns pacientes também podem usar lentes de contato.
Essas duas opções fazem com que os raios de luz externos consigam chegar corretamente à retina, permitindo a formação de imagens nítidas. Aqui, a refração é corrigida, ou seja, o caminho que a luz faz dentro do olho é que é alterado pelas lentes.
Outro tratamento que proporciona mais liberdade e praticidade ao paciente é a correção cirúrgica da miopia. A cirurgia refrativa é considerada prática, segura e de baixo risco, e permite a visão nítida sem o uso de lentes corretivas.
Como funciona a cirurgia refrativa?
A cirurgia refrativa tem como objetivo alterar a curvatura da córnea, permitindo que os raios de luz entrem no olho e consigam chegar até a retina.
Antes de operar, o paciente recebe anestesia tópica, em forma de colírio. Assim, o procedimento não causa dor.
Além disso, caso considere necessário, o oftalmologista também pode indicar uma sedação leve, para que o paciente fique mais tranquilo.
Depois da anestesia, o cirurgião tem acesso à córnea do paciente e faz a correção com laser. Nessa parte, o procedimento pode ser feito em duas técnicas diferentes: PRK ou LASIK.
Na técnica PRK, é feita uma raspagem no tecido epitelial, que é a camada externa da córnea. Em seguida, há disparos de laser. Para finalizar, o especialista coloca uma lente terapêutica no olho operado, que deve permanecer por, aproximadamente, 72 horas.
Já na técnica LASIK, a córnea recebe um corte milimétrico. Esse corte não é total – a partir dele, é criado um flap, também chamado de lamela, que se assemelha a uma tampa de laranja. Com a córnea exposta, o laser é disparado para correção.
Finalizado o procedimento, o flap é recolocado no lugar.
Para saber detalhes sobre o período de recuperação, confira esta matéria.
Onde fazer a cirurgia de miopia?
Para fazer a cirurgia de miopia, é necessário ter a indicação de um oftalmologista especialista. Só depois de uma avaliação e de exames oftalmológicos, é que o médico poderá recomendar a operação para enxergar sem o uso dos óculos.
Sendo assim, o primeiro passo é ter uma consulta com um especialista em refrativa. Nesta etapa, você pode contar com a Central da Visão!
Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar a visão a encontrar uma clínica segura, com valores mais baixos e boas condições de pagamento.
Temos mais de 50 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.
Para saber mais e agendar sua consulta, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.
Importante!
Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pelo oftalmologista especialista Dr. Daniel Medeiros de Mendonça, CRM 17580-PE. Médico formado em medicina pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), residência médica em oftalmologia pelo Instituto de Olhos do Recife (IOR/PE), título de Especialista em Oftalmologia pelo MEC/IOR, e fellowship em Cirurgia de Catarata.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.