A topografia de córnea é um exame solicitado para o diagnóstico e acompanhamento de situações específicas relacionadas à lente externa do olho. Entenda!
A topografia de córnea é um dos exames oftalmológicos mais comuns. Também chamada de ceratoscopia, o exame mede a forma e a curvatura da córnea, sendo necessário para a identificação e acompanhamento de condições como o ceratocone e erros refrativos.
Além disso, sua realização também pode ser necessária no pré-operatório de algumas cirurgias oculares, e, ainda, no pós-operatório da cirurgia refrativa, a fim de analisar o resultado do procedimento.
Quer saber mais sobre a topografia de córnea? Continue a leitura!
Topografia de córnea: o que é?
O exame de topografia de córnea, também chamado de topografia corneana, faz um mapeamento da córnea, estrutura fundamental para a visão.
A córnea funciona como uma lente externa, podendo, também, se assemelhar a um vidro de relógio. Trata-se de um tecido que fica sobre a íris (a parte colorida do olho), e que permite que a luz entre no globo ocular para que as imagens sejam formadas no cérebro.
Acompanhando o formato do olho, a córnea possui uma curvatura. É essa curvatura que faz com que os raios de luz façam a refração dentro dos olhos e se foquem na retina adequadamente.
A topografia corneana é o procedimento que mede toda a curvatura da córnea, indicando se é adequada ou se há alguma irregularidade.
Sendo assim, o exame é comumente solicitado para diagnosticar o ceratocone e antes e depois da cirurgia refrativa.
Além disso, pacientes que vão operar a catarata ou passar por um transplante de córnea também podem ter que realizar o exame, assim como pessoas que têm erros refrativos – mesmo se não forem fazer cirurgia.
Como o exame é feito?
A topografia de córnea é um exame simples e rápido, que dura de cinco a dez minutos, em geral. Ele também é indolor e não exige dilatação da pupila, como outros exames oftalmológicos.
Durante o procedimento, o paciente deve se sentar em frente ao aparelho, posicionando sua testa e queixo nos lugares indicados. Ele deve, ainda, focar o olhar em um ponto luminoso, emitido pelo equipamento.
O aparelho projeta anéis de luz sobre a córnea do paciente. Com eles, o computador constrói um mapa de relevo da estrutura ocular e calcula a sua curvatura.
É importante saber que pacientes que utilizam lentes de contato devem suspender o uso por sete dias antes de realizarem o exame, para não comprometer os resultados. Já nos casos em que o exame é feito para a indicação da cirurgia refrativa, a suspensão das lentes deve ser feita por 30 dias.
Para que serve a topografia de córnea?
A topografia corneana, como vimos, mede a curvatura da córnea, apresentando um mapeamento completo da estrutura.
Sendo assim, o exame é muito importante no pré-operatório da cirurgia refrativa, por exemplo.
A cirurgia refrativa, tanto a LASIK quanto a PRK, remodela parte da córnea, a fim de que a refração ocular aconteça do modo adequado. No caso, a topografia corneana é necessária para que os profissionais entendam o formato exato da córnea e saibam como devem fazer o remodelamento.
O exame é importante não apenas antes da cirurgia, mas também depois, para avaliar se os resultados foram satisfatórios.
A topografia de córnea também é um dos exames necessários para o diagnóstico do ceratocone. A doença consiste na deformação da córnea para frente. Portanto, o procedimento indica se a córnea está ou não sendo empurrada para frente.
Outras situações em que o exame pode ser necessário são no pré-operatório da cirurgia de catarata, na escolha de qual o melhor modelo de lente de contato para o paciente, e para o diagnóstico de irregularidades provocadas por traumas.
Onde fazer o exame?
Para fazer a topografia corneana, é preciso ter indicação médica. No caso, o paciente deve, antes, passar por uma consulta com um oftalmologista.
Se você quer fazer uma cirurgia refrativa, tem ceratocone ou indicação para cirurgia de catarata, a Central da Visão pode te ajudar! Conosco, é possível encontrar clínicas com mais de 20 anos de experiência em vários estados do Brasil, e o melhor: a preços acessíveis.
Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas de excelência a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.
Temos parceria com mais de 50 clínicas oftalmológicas em mais de 30 cidades brasileiras. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.
Para saber mais e agendar sua consulta, clique aqui!
Importante!
Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pelo Dr. Mateus Lial Matuoka, CRM 163.329, Título Especialista (RQE) 73.992. Médico oftalmologista graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, residência médica e especialização em cirurgia de catarata na Santa Casa de Misericórdia.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected].