Doença responsável por cegar o maior número de pessoas no país, a catarata tem cura. Veja como esse quadro pode ser revertido.
Será que catarata tem cura? Comum em idosos, ela é a principal causa de cegueira tratável nos tempos atuais. A doença consiste na opacidade parcial ou total do cristalino, nome dado à lente natural do globo ocular, localizada atrás da íris e responsável pela focalização das imagens.
Os pacientes acometidos pela catarata costumam apresentar uma visão embaçada que com o tempo vai se agravando, podendo chegar até a cegueira.
Apesar de parecer uma doença irreversível, a catarata pode e deve ser tratada, permitindo que o paciente volte a enxergar normalmente em pouco tempo. A seguir, entenda como funciona o processo para a cura da catarata.
Afinal, catarata tem cura?
Sim, a catarata tem cura, mesmo sendo uma doença complicada. O procedimento mais recomendado por oftalmologistas é a cirurgia, que consiste na substituição da lente natural do olho – o cristalino – por uma lente intraocular artificial.
Ainda que alguns pacientes sintam alívio nos sintomas da catarata apenas com o uso de óculos ou colírios, a cirurgia segue sendo a única maneira eficaz de resolver definitivamente o problema.
Por se tratar de uma doença muito comum em idosos, é comum confundir a catarata com outros problemas oftalmológicos, como é o caso da miopia e astigmatismo, por exemplo, que também podem se manifestar por conta da idade.
Por isso, é importante realizar consultas periódicas com o oftalmologista, a fim de, ao menor sinal da catarata, buscar pelo tratamento adequado.
O que é a catarata?
A catarata é uma doença que atinge o cristalino, que é a lente natural dos olhos. O cristalino fica atrás da íris e é fundamental para a visão, já que ele é o responsável por permitir que os raios de luz o atravessem e cheguem até a retina, formando a imagem.
Quando há catarata, essa lente passa a ficar opaca, gerando dificuldade para o paciente enxergar com clareza. É normal que a visão fique embaçada, com sensação de neblina.
Tal opacidade avança com o tempo e, se não for tratada a tempo de forma adequada, pode comprometer por inteiro o cristalino, podendo chegar à cegueira.
No vídeo abaixo, saiba mais sobre os sintomas da catarata e a importância de fazer a cirurgia.
Quais são os sintomas da catarata?
É muito importante estar atento aos sintomas da catarata, principalmente porque, quanto antes for identificada, mais fácil e rápido se torna o tratamento da doença.
Os principais sintomas da catarata são:
- Diminuição gradativa da acuidade visual, responsável por perceber a forma e o contorno dos objetos
- Sensação de visão nublada, como se estivesse olhando constantemente através de uma janela embaçada
- Sensação de visão com brilho do sol ou de lâmpadas
- Mudança na visão das cores
- Visão dupla
Os sintomas podem variar de acordo com cada paciente e, no início, são quase imperceptíveis. Por isso, é muito importante a prevenção por meio de consultas periódicas no oftalmologista, para a realização de exames que possam comprovar a existência da doença.
A catarata cura, mas pode voltar?
A catarata não é uma doença recorrente, ou seja, ela não volta. Como se trata de um problema no cristalino, lente natural dos olhos, ao realizar a cirurgia de catarata, você passará a ter uma lente artificial que não tem riscos de apresentar catarata novamente.
O que pode acontecer – e que é bastante incomum – são algumas complicações durante a cirurgia que acabam prejudicando a visão de uma outra forma, o que não representa, necessariamente, o retorno da catarata.
Como fazer uma cirurgia de catarata?
Sabendo que a catarata tem cura, o ideal é procurar o quanto antes um oftalmologista, para que ele analise cuidadosamente o seu caso e recomende, no tempo adequado, a cirurgia para substituição do cristalino.
Para isso, você pode buscar o processo cirúrgico nas clínicas credenciadas no seu plano de saúde, em clínicas particulares ou no SUS, o Sistema Único de Saúde.
Clínicas particulares podem cobrar valores não tão acessíveis, enquanto a fila do SUS pode levar um bom tempo, o que acaba comprometendo ainda mais a visão do paciente.
Em casos como esses, conte com a Central da Visão! Conosco, é possível encontrar clínicas com mais de 20 anos de experiência em vários estados do Brasil, e o melhor: a preços acessíveis.
Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar a visão a encontrar uma clínica segura, com valores mais baixos e boas condições de pagamento.
Temos mais de 50 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.
Para saber mais e agendar sua consulta, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.
Importante!
Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.