Catarata volta depois da cirurgia? Saiba mais!

Afinal, a catarata volta depois da cirurgia? Algumas pessoas podem ter visão embaçada mesmo depois de operarem. Veja o que acontece!

Catarata volta depois da cirurgia? Saiba mais!

Uma das situações pela qual o paciente já operado da catarata pode passar é ter a vista embaçada novamente. A partir disso, é comum pensar se a catarata volta depois da cirurgia.

Na verdade, o acontece é outra coisa. Uma vez que a catarata é removida cirurgicamente, ela não pode voltar. No entanto, outra estrutura do olho pode causar o embaçamento da visão.

A seguir, entenda o que faz com que a vista de quem já operou volte a ficar embaçada e saiba como solucionar esse problema.

cirurgia de catarata a preços mais acessíveis

A catarata pode voltar depois da cirurgia?

Não, a catarata não volta depois da cirurgia.

No procedimento cirúrgico, o profissional responsável remove o cristalino, que é a lente natural dos olhos, e que é afetada pela catarata. Com o tempo, o envelhecimento natural faz com que essa lente se torne opaca, resultando em uma visão turva.

No lugar do cristalino opacificado, é implantada uma nova lente intraocular, transparente e artificial. Portanto, a catarata não pode voltar.

Apesar disso, alguns meses ou anos após a cirurgia, alguns pacientes podem se queixar de vista embaçada.

O que acontece, na verdade, é a opacificação da cápsula posterior do cristalino. Essa cápsula é a estrutura que abriga o cristalino antes de ser retirado, e que apoia a lente artificial implantada na cirurgia.

Com o tempo, a cápsula posterior pode se tornar opaca, afetando, mais uma vez, a visão do paciente. Porém, é importante ressaltar que isso não é um erro cirúrgico.

Como tratar a opacidade da cápsula posterior?

O procedimento para tratar a opacidade da cápsula posterior é ainda mais simples do que a cirurgia de catarata. A capsulotomia YAG laser normalmente é feita no próprio consultório oftalmológico e leva poucos minutos.

A capsulotomia também é chamada de limpeza de lente por alguns pacientes. Isso porque é comum o pensamento de que a lente implantada está suja ou até com catarata.

No consultório, o médico faz a dilatação da pupila do paciente com um colírio, e também aplica um colírio anestésico. Isso garante que ele não sinta dor durante o procedimento.

Em seguida, o paciente se senta em frente ao aparelho, e apoia seu queixo e testa nos lugares indicados. Assim, o médico faz alguns disparos de laser (o YAG laser), que vão abrir (quebrar) a cápsula posterior.

Com a estrutura aberta, os raios luminosos, que antes tinham dificuldades para chegar à retina, poderão chegar ao fundo do olho sem problemas. Dessa forma, a imagem formada será nítida.

Qual o tempo de repouso após a capsulotomia?

Após passar pela capsulotomia Yag laser, o paciente volta a enxergar bem em pouco tempo. Também não há necessidade de ficar em repouso após o procedimento – é possível retornar às atividades rotineiras logo.

Porém, como há a dilatação da pupila, é provável que a vista fique embaçada por algumas horas. Da mesma forma, a luz do laser aplicado também pode afetar um pouco a visão nas primeiras horas.

Apesar disso, a recuperação é bem rápida, não levando mais do que um dia, em geral.

De qualquer modo, é importante seguir corretamente as orientações do médico oftalmologista. O profissional pode prescrever colírios, especialmente para pacientes com predisposição a outras doenças, como o glaucoma.

capsulotomia a valores mais acessíveis

Onde fazer a limpeza da lente?

A capsulotomia é feita em consultórios oftalmológicos, a partir da avaliação e indicação de um médico especialista.

O procedimento pode ser feito pelo SUS, e também pode ser coberto por planos de saúde.

Uma alternativa para pacientes que não têm plano de saúde e que não podem aguardar na fila do SUS é fazer em clínicas particulares. E na Central da Visão, você pode fazer isso a preços mais acessíveis.

A Central da Visão é uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas seguras e de excelência, a valores mais baixos e com condições facilitadas de pagamento.

Temos mais de 50 clínicas afiliadas, e em mais de 30 cidades brasileiras. Assim, ajudamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pelo oftalmologista especialista Dr. Daniel Medeiros de Mendonça, CRM 17580-PE. Médico formado em medicina pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), residência médica em oftalmologia pelo Instituto de Olhos do Recife (IOR/PE), título de Especialista em Oftalmologia pelo MEC/IOR, e fellowship em Cirurgia de Catarata.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38