Conhecida também como cirurgia de pálpebras, a blefaroplastia é procurada tanto para fins oftalmológicos quanto para fins estéticos. Saiba mais!
A cirurgia de pálpebras normalmente é procurada por quem quer corrigir a região acima ou abaixo dos olhos, removendo o excesso de pele e as bolsas de gordura existentes. O nome técnico do procedimento é blefaroplastia.
Ainda que seja uma cirurgia plástica, nem sempre a sua principal finalidade é estética. Isso porque o excesso na área dos olhos atrapalha a visão do paciente e, por isso, é retirado.
A seguir, veja tudo o que você precisa saber sobre a cirurgia de pálpebras!
O que é a cirurgia de pálpebras?
A cirurgia de pálpebras é um procedimento cuja finalidade é remover o excesso de pele e bolsas de gordura que podem existir acima e/ou abaixo dos olhos. Com isso, o paciente tende a ter uma melhora na aparência das rugas e sinais de idade.
No entanto, para algumas pessoas que passam por essa cirurgia, o benefício não é apenas o aspecto de rejuvenescimento e redução da flacidez no rosto.
A visão também pode ser melhorada, uma vez que o excesso de pele na pálpebra superior, em alguns casos, pode recair sobre os olhos e limitar o campo de visão.
Sendo assim, o procedimento pode ser indicado tanto por cirurgiões plásticos, quanto por cirurgiões oftalmologistas.
Como ela é feita?
Na blefaroplastia, o paciente recebe a anestesia, que pode ser local ou sedação leve endovenosa. Em seguida, são feitas as marcações dos cortes que serão realizados.
Com tudo pronto, o cirurgião começa a fazer os cortes, retirando o excesso de pele e das bolsas de gordura.
Para finalizar, ele faz as suturas necessárias, cuidando para que não fique nenhuma cicatriz aparente. Normalmente, as cicatrizes são finas e podem ser escondidas.
Tipos de blefaroplastia
A cirurgia plástica de pálpebras pode corrigir tanto a região acima dos olhos quanto abaixo. Portanto, ela é dividida em três tipos.
O primeiro é chamado blefaroplastia superior. Nele, apenas as pálpebras superiores são corrigidas.
O outro é a blefaroplastia inferior. Aqui, são as pálpebras abaixo dos olhos que recebem a intervenção, que geralmente é feita através da conjuntiva. Assim, os pontos na pele não são necessários.
Já o procedimento que corrige as pálpebras acima e abaixo dos olhos é chamado blefaroplastia completa.
Para saber qual procedimento é o mais adequado para cada caso, é necessário ter a avaliação de um cirurgião plástico ou oftalmológico.
Quem pode fazer a cirurgia de pálpebras?
Normalmente, a blefaroplastia já pode ser indicada para pacientes a partir dos 30 anos de idade. É quando a pele ao redor dos olhos já pode acumular pequenas bolsas de gordura, tornando a aparência mais envelhecida.
De qualquer modo, apenas um profissional especialista poderá dizer se o paciente realmente pode passar pelo procedimento.
Recuperação e cuidados pós-operatórios
A recuperação da cirurgia de pálpebras, assim como de outros procedimentos cirúrgicos, pode ter alguns sintomas pós-operatórios e exige cuidados.
Falando inicialmente dos sintomas, o paciente que passou pela operação pode apresentar inchaço ou dor na área que sofreu os cortes.
Para que esse incômodo não seja constante, o cirurgião responsável normalmente prescreve medicamentos.
Quanto aos cuidados, os médicos costumam recomendar:
- Utilizar os medicamentos prescritos corretamente;
- Evitar maquiagem e cosméticos na área operada;
- Não utilizar lentes de contato nos primeiros dias, de acordo com a orientação médica;
- Aplicar compressas frias sobre a área inchada;
- Não fumar ou consumir bebidas alcoólicas;
- Evitar exposição ao sol e, quando houver, utilizar óculos escuros de qualidade;
- Dormir de barriga para cima e se atentar à posição durante o sono, evitando que os olhos entrem em contato com travesseiro;
- Não praticar atividades físicas nos primeiros dias, de acordo com a orientação médica.
Atenção: as informações acima são genéricas. Se você vai operar ou se já passou pela cirurgia plástica de pálpebras, siga adequadamente todas as orientações do seu médico, e não deixe de comparecer às consultas pós-operatórias. No caso de dúvidas ou de qualquer anormalidade, procure imediatamente o cirurgião responsável pela sua operação.
Qual o preço de uma cirurgia de pálpebras?
O preço total da cirurgia de pálpebras ou da blefaroplastia envolve uma série de fatores, tais como:
- Consulta pré-operatória com cirurgião;
- Exames necessários;
- Equipe médica;
- Sala cirúrgica;
- Materiais cirúrgicos;
- Anestesia.
Além disso, o valor cobrado também varia de acordo com a clínica/centro cirúrgico e com a cidade onde o procedimento será feito.
Na Central da Visão, você encontra clínicas particulares seguras e de referência, a preços mais acessíveis e com condições facilitadas de pagamento.
Temos mais de 50 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Assim, somos a maior central de agendamentos de cirurgias do país.
Para saber mais e agendar sua consulta, clique aqui!
Importante!
Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pelo Dr. Mateus Lial Matuoka, CRM 163.329, Título Especialista (RQE) 73.992. Médico oftalmologista graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, residência médica e especialização em cirurgia de catarata na Santa Casa de Misericórdia.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected].