Catarata: entenda as causas

Conheça quais são as principais causas da catarata e entenda como tratar essa doença.

A catarata é uma doença muito comum, principalmente em pessoas com idade mais avançada. Ela consiste na opacidade do cristalino, lente natural dos olhos que é responsável pela chegada de luz até a retina, procedimento que forma a imagem. Com o tempo, o cristalino tende a se tornar amarelado, o que faz com que a visão se torne embaçada, podendo se agravar até o estado de cegueira total.

A cegueira causada pela catarata é tratável e, com o acompanhamento necessário, o paciente pode inclusive voltar a enxergar normalmente. Além de conhecer os tipos de tratamentos para a catarata, é muito importante saber quais são as causas e como prevenir essa doença.

Quais são as causas da catarata?

Diversos fatores podem causar a catarata, dentre eles, o principal é a idade. Por isso essa é uma doença tão comum em idosos. Mas, além da catarata senil – tipo mais comum da doença – existem alguns outros tipos que se manifestam de diferentes formas. Conheça cada um deles:

Catarata Senil

É o tipo mais comum. Costuma se manifestar em pessoas acima de 50 anos de idade e a sua principal causa é o envelhecimento.

Catarata Traumática

Ocorre após algum trauma ou acidente ocular e geralmente se manifesta em apenas um dos olhos.

Catarata Diabética

Pessoas diabéticas têm maiores chances de serem acometidas pela catarata. Neste caso, costuma se manifestar de forma precoce – antes dos 50 anos – e provoca a perda da visão de maneira mais acelerada do que no tipo mais comum da catarata.

Catarata Medicamentosa

O uso excessivo de medicamentos também pode causar a catarata, principalmente os corticoides, quando usados por longos períodos.

Catarata Congênita

A catarata congênita pode ser causada por problemas genéticos e também por doenças que a mãe passa para o feto, principalmente durante os três primeiros meses da gestação, que é o período mais sensível da gravidez.

Quais são os sintomas da catarata?

Manifestada principalmente em idosos acima dos 50 anos, a catarata é a maior causa da cegueira tratável no mundo atual. Ela se manifesta de forma gradativa, mas pode ser percebida logo nos primeiros sintomas.

Confira abaixo quais são os principais sintomas de quem está acometido pela catarata:

– Diminuição gradativa da acuidade visual, responsável por perceber a forma e o contorno dos objetos;

– Sensação de visão nublada, como se estivesse olhando constantemente através de uma janela embaçada;

– Sensação de visão com brilho do sol ou de lâmpadas;

– Mudança na visão das cores;

– Visão dupla.

No início da manifestação, é comum que os sintomas vistos apenas como um pequeno incômodo, no entanto, com o tempo essa dificuldade de formar imagens vem se tornando cada vez maior e, se não houver o tratamento adequado, pode acontecer a perda total da visão. Por isso é importante visitar regularmente um oftalmologista de confiança.

Catarata tem cura?

A catarata é uma cegueira reversível que pode ser tratada por um profissional oftalmologista de confiança. A cirurgia é um procedimento considerado muito seguro, confiável e indolor.

Lembre-se!

Não existe uma receita para a prevenção da catarata, no entanto, o diagnóstico precoce pode devolver rapidamente a qualidade de vida ao paciente. Isso porque quanto antes for identificada a catarata, mais rápida pode ser a realização da cirurgia e o retorno à vida normal. Por isso é tão importante manter consultas periódicas ao oftalmologista.

Importante! 

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas. Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO. 

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130. 

 

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38