Mais conhecida como vista cansada, a presbiopia costuma se manifestar a partir dos 40 anos de idade. Saiba mais sobre a condição!
A vista cansada é um problema ocular resultante do envelhecimento natural do corpo. Trata-se do nome popular da presbiopia, um erro refrativo que afeta pacientes a partir dos 40 anos de idade.
A condição está relacionada com o cristalino, a lente natural do olho. É essa estrutura que permite que os olhos focalizem objetos próximos ou distantes, e quando comprometida, acaba prejudicando a visão.
Nesta matéria, saiba mais sobre a vista cansada e entenda suas causas, sintomas e tratamentos.
O que é a vista cansada?
A vista cansada, ou presbiopia, é a dificuldade para enxergar objetos mais próximos. Embora o sintoma seja bem parecido com o que acontece na hipermetropia, a causa do problema é diferente, assim como a condição como um todo.
A presbiopia não acomete qualquer paciente, mas apenas os que já têm 40 anos de idade ou mais. A sua causa está relacionada ao envelhecimento do cristalino, a lente natural dos olhos.
O cristalino, enquanto saudável, se movimenta de acordo com a necessidade de foco da visão. Isto é, para focalizar objetos mais próximos, ele se contrai, ficando mais largo, e, para objetos mais distantes, ele se relaxa e fica mais fino.
Essa flexibilidade da lente é fundamental para que a vista seja nítida tanto para longe quanto para perto.
No entanto, conforme o passar dos anos, o cristalino vai perdendo a sua flexibilidade e se tornando mais rígido. Assim, ele tem mais resistência para realizar os movimentos necessários.
A partir dos 40 anos de idade, o paciente já começa a sentir os efeitos do enrijecimento do cristalino, a passa a ter dificuldades para enxergar de perto com nitidez.
Sendo assim, mesmo quem nunca teve dificuldades na visão, sentirá os sintomas da vista cansada ao chegar aos 40 anos ou mais. O início da condição varia de pessoa para pessoa, assim como a intensidade.
Quais as causas?
A principal causa da vista cansada é a idade, que faz com que o cristalino perca sua elasticidade e se enrijeça.
Apesar disso, existem alguns fatores de risco que podem influenciar o aparecimento precoce da presbiopia. Doenças como anemia, diabetes e esclerose múltipla aumentam essa chance, assim como certos medicamentos e até cirurgias intraoculares já realizadas.
Quais os sintomas da presbiopia?
Além da dificuldade de enxergar com nitidez objetos mais próximos, os sintomas de vista cansada podem incluir:
- Dificuldade para ver imagens ou letras pequenas;
- Dor de cabeça, especialmente após forçar a vista em atividades de envolvem a visão de perto (ler, costurar, usar o celular, trabalhar no computador, entre outras);
- Desconforto e ardor nos olhos.
Embora não seja propriamente um sintoma, esticar o braço para enxergar o objeto melhor é um hábito muito comum de quem tem presbiopia.
Vista cansada tem tratamento?
Sim, é possível tratar a vista cansada e aliviar os sintomas.
A principal forma de compensar a presbiopia é utilizando lentes corretivas, seja na forma de óculos ou de lentes de contato.
Para isso, o paciente deve ir a um oftalmologista para realizar uma avaliação e receber sua prescrição correta das lentes. O médico também pode indicar se a melhor opção é o uso de óculos ou de lentes de contato.
Além disso, há algumas clínicas que oferecem a cirurgia refrativa a laser como tratamento para a presbiopia. A indicação depende da avaliação do cirurgião oftalmologista e da condição clínica e oftalmológica do paciente.
Cuide da sua visão!
Embora ficar com a vista cansada seja inevitável – uma vez que a sua causa é a idade -, ela não precisa ser um obstáculo constante. É possível tratar a presbiopia, inclusive com técnicas cirúrgicas.
Para isso, é necessário passar por uma avaliação oftalmológica com um especialista, para que ele entenda o seu caso e indique a melhor opção, de acordo com a sua condição ocular e com seu quadro clínico.
A Central da Visão é uma empresa que ajuda quem precisa operar a visão a encontrar clínicas particulares seguras, a preços mais acessíveis e com condições facilitadas de pagamento.
Temos mais de 50 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.
Para saber mais e agendar sua consulta, clique aqui!
Importante!
Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected].