Tem mais de 40 anos? Fique atento à sua visão, pois logo você pode sentir os sintomas da presbiopia. Saiba tudo sobre essa condição ocular!
A presbiopia, conhecida popularmente como vista cansada ou, ainda, síndrome do braço curto, é uma dificuldade para ver de perto. A condição é causada pelo envelhecimento natural dos olhos.
A partir dos 40 anos, o ser humano está propenso a ter dificuldades de visão, uma vez que, assim como o seu corpo envelhece, seus olhos também. As estruturas relacionadas se enrijecem e perdem a elasticidade, fazendo com que o paciente não enxergue mais com a nitidez de antes.
Nesta matéria, veja tudo o que você precisa saber sobre a presbiopia e entenda quais são os tratamentos possíveis.
O que é presbiopia?
A presbiopia é uma condição caracterizada pela dificuldade de enxergar com nitidez, especialmente objetos mais próximos. Relacionada diretamente à idade, a vista cansada afeta pessoas a partir dos 40 anos de idade, influenciando atividades simples como leitura, costura e outras que envolvem o olhar de perto.
Quais as causas?
As causas da presbiopia estão diretamente ligadas ao envelhecimento. Com o passar do tempo, os olhos sofrem um desgaste natural, o que, infelizmente, acaba afetando a visão.
O cristalino é a principal estrutura ocular comprometida na presbiopia. Considerado a lente natural dos olhos, ele perde sua elasticidade com o tempo – característica que permite que o paciente enxergue com nitidez tanto de perto quanto de longe.
Perdendo a elasticidade e tornando-se mais enrijecida, a lente natural acaba afetando a visão de perto. Isso porque a estrutura não consegue mais focar nos objetos com a mesma qualidade de antes.
Anemia, diabetes, doenças cardiovasculares e esclerose múltipla são alguns problemas considerados fatores de risco para o desenvolvimento precoce da vista cansada. Da mesma forma, o uso de antidepressivos, antialérgicos e diuréticos também podem influenciar o quadro.
Quais os sintomas da presbiopia?
Alguns dos principais sintomas da presbiopia são:
- Dificuldade para ver de perto;
- Dificuldade para ver imagens ou letras pequenas;
- Visão embaçada ao olhar objetos a uma distância normal;
- Dor de cabeça, especialmente após forçar a vista em atividades que envolvem a visão de perto;
- Desconforto e ardor nos olhos.
Muitos pacientes também costumam afastar os objetos para enxergá-los com mais nitidez. Daí vem o nome “síndrome do braço curto”.
Dá pra corrigir a vista cansada?
Sim, é possível aliviar os sintomas da presbiopia e até mesmo corrigir a condição. No entanto, para saber qual é a melhor maneira de fazer isso de acordo com o seu caso, é necessário se consultar com um oftalmologista. Apenas um profissional da área pode indicar o tratamento mais apropriado para a sua condição.
O principal tratamento recomendado pelos médicos de olhos é o uso de óculos de grau. No caso, o acessório pode ser apenas para perto ou ser multifocal, servindo para perto e para longe.
De forma semelhante, as lentes de contato também são indicadas, especialmente para pacientes que não se adaptam ao uso de óculos ou que, por alguma razão, preferem usá-las.
Mais uma alternativa é a correção cirúrgica. Existem diferentes tipos de cirurgias que podem ser feitas para isso, como a cirurgia refrativa e a facoemulsificação.
Cirurgia refrativa para presbiopia
A cirurgia refrativa é um procedimento que busca corrigir os erros de refração, isto é, a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo. Na prática, um laser é aplicado sobre a córnea do paciente, corrigindo a sua curvatura e melhorando a sua visão.
Apesar da presbiopia não ter relação com a curvatura da córnea, a cirurgia refrativa ainda pode ser útil na sua correção. Isso porque o procedimento, ao adequar o tamanho da córnea, compensa a falta de elasticidade do cristalino.
A cirurgia pode ser feita com a técnica LASIK ou PRK, a depender de cada caso e da indicação do oftalmologista. Saiba mais sobre a diferença entre elas nesta matéria.
Facoemulsificação para presbiopia
A facoemulsificação é um procedimento cirúrgico usado principalmente para retirar a catarata. A técnica consiste na substituição do cristalino opacificado por uma lente intraocular artificial (LIO).
Uma vez que o desenvolvimento da presbiopia tem a ver diretamente com o envelhecimento do cristalino, a facoemulsificação também pode ser indicada, já que substitui a lente natural por outra artificial. Assim, ela melhora a visão do paciente, que terá uma nova lente capaz de lhe proporcionar o foco necessário dos objetos.
Como iniciar o tratamento?
Para iniciar o tratamento da presbiopia, o paciente deve se consultar com um oftalmologista. O profissional avaliará o seu caso e poderá indicar o tratamento mais adequado: uso de óculos ou de lentes de contato, ou a cirurgia para correção.
Tem presbiopia e quer operar? Conte com a Central da Visão! Conosco, é possível encontrar clínicas com mais de 20 anos de experiência em vários estados do Brasil, e o melhor: a preços acessíveis.
Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar a visão a encontrar uma clínica segura, com valores mais baixos e boas condições de pagamento.
Temos mais de 50 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.
Para saber mais e agendar sua consulta, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.
Importante!
Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pelo Dr. Mateus Lial Matuoka, CRM 163.329, Título Especialista (RQE) 73.992. Médico oftalmologista graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, residência médica e especialização em cirurgia de catarata na Santa Casa de Misericórdia.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.