Acuidade visual é a capacidade de ver as coisas com nitidez e clareza. Veja o que você precisa saber sobre esse termo comum na oftalmologia!
Você já deve ter ouvido falar o termo “acuidade visual”, não é mesmo? Ele é muito comum no meio oftalmológico e se refere à capacidade de enxergar os objetos com clareza e nitidez, identificando corretamente o contorno dos objetos e seus detalhes. Em outras palavras, trata-se de como é a visão do paciente.
Nos consultórios de oftalmologistas, os profissionais costumam fazer o exame de acuidade visual com frequência, uma vez que ele é simples e não requer nenhum tipo de preparo. A seguir, saiba mais sobre o assunto.
O que é acuidade visual?
A acuidade visual diz respeito a quanto e como cada pessoa enxerga. Ela pode ser alta ou baixa, indicando se o paciente consegue ver com nitidez objetos próximos e mais distantes, e identificar possíveis detalhes.
O conceito envolve não apenas as estruturas oculares, mas também cerebrais, uma vez que a visão é interpretada e compreendida pelo cérebro.
Examinando o paciente e identificando uma possível dificuldade em enxergar, o profissional pode suspeitar de alguns problemas oculares, como os erros de refração – miopia, hipermetropia e astigmatismo – ou, ainda, condições mais sérias, como catarata e até glaucoma.
A partir disso, o médico pode solicitar exames mais profundos para ter o diagnóstico correto e dar início ao tratamento adequado. Em algumas condições, o tratamento precoce é fundamental, já que evita a progressão da doença e a piora – às vezes irreversível – da visão.
Como é feito o exame de acuidade visual?
O exame de acuidade visual, conhecido também como teste de visão com letras ou teste de Snellen, é muito comum nos consultórios oftalmológicos. Normalmente, ele é realizado na própria consulta, já dando alguns indícios sobre a visão do paciente para o profissional.
O teste é simples, rápido e completamente indolor. Além disso, não exige nenhum tipo de preparo. Basta que o paciente se posicione onde o oftalmologista indicar e leia a placa com letras à sua frente, a 6 metros de distância, ou 20 pés. A leitura é feita com um olho de cada vez.
Para pacientes analfabetos, o quadro pode ser diferente, contendo números ou, ainda, alguns objetos. Para crianças, a placa também pode ser formada por várias letras E. No caso, o pequeno paciente deve indicar para onde as linhas da letra apontam.
E o resultado?
O resultado, por sua vez, é indicado em forma de fração. O número de cima se refere à distância em que o paciente estava do quadro no momento do exame, enquanto o número de baixo é referente à última linha que o paciente conseguiu ler.
Sendo assim, o resultado de uma visão normal é 20/20 (ou 6/6). Ou seja, a uma distância de 20 pés, o paciente conseguiu ler até a linha 20. Já uma visão 20/40 não é tão boa assim, já que indica que o paciente conseguiu ler apenas as linhas com letras maiores.
Vale saber que mesmo uma visão 20/20 pode não ser totalmente perfeita. O teste de acuidade visual, embora avalie a capacidade de enxergar, não é suficiente para examinar também qualidade, definição de cores ou campo de visão (visão periférica).
Sendo assim, outros exames ainda são necessários para confirmar uma visão normal, como o teste de daltonismo, a campimetria e o mapeamento de retina, por exemplo.
Quando o teste de acuidade visual é necessário?
Normalmente, o teste de Snellen é feito nas próprias consultas oftalmológicas. Ao visitar um consultório para uma consulta de rotina, por exemplo, o paciente pode realizar o exame a pedido do profissional, que vai verificar se está tudo certo ou não com sua vista.
Outra situação em que a avaliação é feita é em exames ocupacionais para determinados cargos. Antes de começar a trabalhar, ao ser desligado ou, ainda, em consultas de rotina durante o serviço, o exame de acuidade visual pode ser solicitado.
Em cargos que exigem uma boa visão do trabalhador, por exemplo, é importante que se saiba a sua capacidade visual, sabendo se há ou não a necessidade de óculos durante a realização do trabalho.
Além disso, o teste também é necessário no processo de habilitação, assim como na renovação da carteira. É fundamental que o futuro motorista tenha uma boa visão, ou use óculos ou lentes de contato para isso. Assim, a sua visão deve ser avaliada antes de dar início aos estudos.
Onde fazer esse exame?
Para realizar o teste de acuidade visual e saber se sua vista pode ou não ter algum problema, basta agendar uma consulta no oftalmologista. O profissional fará a avaliação e poderá indicar se sua visão está normal ou se precisa de exames complementares.
Se houver dificuldades para enxergar, pode ser que você tenha miopia, hipermetropia ou astigmatismo. No caso, o especialista poderá solicitar outros exames e, assim, prescrever óculos de grau ou lentes de contato.
Porém, se você já usa óculos, mas quer se livrar dele, é possível optar pela correção cirúrgica – se houver a indicação médica. Nessa situação, você pode contar com a Central da Visão!
Conosco, é possível encontrar clínicas com mais de 20 anos de experiência em vários estados do Brasil, e o melhor: a preços acessíveis.
Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas de excelência a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.
Temos parceria com mais de 50 clínicas oftalmológicas em mais de 30 cidades brasileiras. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.
Para saber mais e agendar sua consulta, clique aqui!
Importante!
Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pelo Dr. Mateus Lial Matuoka, CRM 163.329, Título Especialista (RQE) 73.992. Médico oftalmologista graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, residência médica e especialização em cirurgia de catarata na Santa Casa de Misericórdia.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected].