Você sabe quais são as causas da catarata? Saiba quais são os principais fatores que levam à doença e saiba como tratá-la!
Existem vários tipos de catarata, doença que afeta os olhos. Da mesma forma, a condição tem diferentes causas, sendo algumas mais comuns do que outras.
A catarata consiste na opacidade do cristalino, lente natural dos olhos que é responsável pela chegada de luz até a retina e formação da imagem. Com o tempo, o cristalino tende a se tornar amarelado, o que faz com que a visão se torne embaçada, podendo se agravar até o estado de cegueira total.
A cegueira causada pela catarata é tratável e, com o acompanhamento necessário, o paciente pode voltar a enxergar normalmente.
Nesta matéria, conheça as causas da catarata e saiba quais são os sintomas da doença.
Quais são as causas da catarata?
As diferentes causas da catarata podem definir o tipo da doença. Dentre elas, a principal é a idade, o que justifica a presença tão comum da lesão em idosos. Apesar disso, os mais jovens também podem ser afetados por outras causas. Saiba mais abaixo sobre os tipos de catarata.
Catarata Senil
A catarata senil é o tipo mais comum e sua causa é o envelhecimento. Dessa forma, ela costuma se manifestar em pessoas acima dos 50 anos de idade.
Catarata Traumática
A causa da catarata traumática está relacionada a traumas ou acidentes oculares, ou ainda a tratamentos com radiação. Normalmente, este tipo da doença se manifesta em apenas um dos olhos.
Catarata Diabética
A diabetes também pode ser uma das causas da catarata, fazendo com que os diabéticos tenham maiores chances de terem a lesão ocular. Neste caso, a condição se manifesta de forma precoce – antes dos 50 anos – e provoca a perda da visão de maneira mais acelerada do que no tipo mais comum da doença.
Catarata Medicamentosa
O uso excessivo de medicamentos também pode causar a catarata, especialmente quando usados por longos períodos. Alguns dos principais remédios que contribuem para o aparecimento da doença são corticoides, antibióticos, antidepressivos, e remédios para acne e para pressão alta.
Catarata Congênita
Por fim, as causas da catarata congênita são problemas genéticos e ou doenças que a mãe passa para o feto, principalmente durante os três primeiros meses da gestação, que é o período mais sensível da gravidez. Normalmente, ela pode surgir entre os 6 e 12 meses de idade.
Quais são os sintomas da catarata?
Sendo uma lesão que afeta diretamente o cristalino, a catarata envolve sintomas relacionados à qualidade da visão. E, embora se manifeste de forma gradativa – permitindo que o paciente se adapte à condição -, ela pode ser percebida logo após a aparição dos primeiros sintomas.
Confira abaixo quais são os principais sintomas catarata:
- Diminuição gradativa da acuidade visual, responsável por perceber a forma e o contorno dos objetos
- Sensação de visão nublada, como se estivesse olhando constantemente através de uma janela embaçada
- Sensação de visão com brilho do sol ou de lâmpadas
- Mudança na visão das cores
- Visão dupla
No início da manifestação, é comum que os sintomas sejam considerados apenas como um pequeno incômodo. No entanto, com o tempo a dificuldade de formar imagens se torna cada vez maior e, sem o tratamento adequado, pode acarretar na perda total da visão. Por isso é importante visitar regularmente um oftalmologista de confiança.
No vídeo abaixo, saiba mais sobre os sintomas da catarata e a importância de fazer a cirurgia.
Catarata tem cura?
Sim, a catarata tem cura. A cirurgia é o único método realmente eficaz contra a doença, permitindo que o paciente recupere sua visão. O processo é considerado seguro, confiável e indolor, e consiste na substituição do cristalino por uma lente intraocular artificial. Clique aqui para saber mais sobre como é feita a cirurgia de catarata.
Como saber se meu caso é realmente catarata?
Para ter certeza que o seu problema nos olhos é catarata, é preciso comparecer a uma consulta oftalmológica e realizar os exames prescritos pelo profissional responsável.
Neste caso, você pode buscar o atendimento nas clínicas credenciadas no seu plano de saúde, em clínicas particulares ou no SUS, o Sistema Único de Saúde.
Clínicas particulares podem cobrar valores não tão acessíveis, enquanto a fila do SUS pode levar um bom tempo, o que acaba comprometendo ainda mais a visão do paciente.
Em casos como esses, conte com a Central da Visão! Conosco, é possível encontrar clínicas com mais de 20 anos de experiência em vários estados do Brasil, e o melhor: a preços acessíveis.
Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar a visão a encontrar uma clínica segura, com valores mais baixos e boas condições de pagamento.
Temos mais de 50 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.
Para saber mais e agendar sua consulta, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.
Lembre-se!
Não existe uma receita para a prevenção da catarata, no entanto, o diagnóstico precoce pode viabilizar o tratamento adequado a tempo, devolvendo rapidamente a qualidade de vida ao paciente. Quanto antes a doença for identificada, mais rápida pode ser a realização da cirurgia e o retorno à vida normal. Por isso é tão importante manter consultas periódicas ao oftalmologista.
Importante!
Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.