A cirurgia de catarata demanda cuidados específicos antes e depois do procedimento. Veja quais são eles e entenda como são os períodos pré e pós-operatórios.
A cirurgia de catarata exige alguns cuidados antes e depois de ser realizada. Assim como em qualquer outro procedimento cirúrgico, o paciente deve se preparar para passar pela operação, e, também, colocar em prática as orientações passadas pelo médico para a sua recuperação.
O procedimento de remoção da catarata é considerado seguro e rápido. Da mesma forma, sua preparação e pós-operatório são períodos que costumam ser tranquilos para o paciente.
A seguir, saiba quais são os cuidados que o paciente deve ter antes e depois da cirurgia de catarata para reduzir os riscos de complicações do procedimento.
Antes da cirurgia: como se preparar?
Antes da cirurgia de catarata, o paciente deve realizar alguns exames pré-operatórios, a fim de saber se o procedimento realmente pode ser feito.
Os exames pré-operatórios mais comuns são a biometria, ceratoscopia, microscopia especular, mapeamento de retina e topografia. É por meio desses exames que o oftalmologista saberá se já pode encaminhar seu paciente para a cirurgia ou se deve tratar outra condição antes – como o glaucoma, por exemplo.
Além dos exames oftalmológicos, também são solicitados exames clínicos, para avaliar possíveis riscos cirúrgicos. Normalmente o paciente deve realizar um hemograma completo e, ainda, exames de imagem, como o eletrocardiograma.
Essa etapa é fundamental principalmente para diabéticos, cardiopatas e hipertensos.
Com todos esses exames já realizados e com a cirurgia já marcada, o paciente deve se preparar para o procedimento de acordo com as orientações do seu médico.
Em geral, os principais cuidados a se tomar neste período são:
- utilizar os colírios indicados pelo oftalmologista pelo período recomendado (normalmente, dois dias antes do procedimento);
- no caso do uso de lentes de contato, o uso deve ser suspenso por dois ou quatro dias antes da cirurgia;
- não consumir bebida alcoólica 24 horas antes;
- permanecer em jejum absoluto nas oito horas anteriores.
No dia da cirurgia, é importante que o paciente não esteja usando maquiagem, joias ou adereços, e nem esmalte nas unhas. É recomendado lavar a cabeça no dia anterior ou antes de ir para o centro cirúrgico, e optar por roupas confortáveis e limpas.
Pacientes que tomam remédios de uso contínuo devem se atentar às orientações específicas do médico – especialmente diabéticos e hipertensos, que devem estar com suas comorbidades controladas.
Depois da cirurgia de catarata: cuidados pós-operatórios
Depois de passar pela cirurgia de catarata, o paciente ainda deve ter em sua rotina algumas práticas fundamentais para que a recuperação seja bem sucedida.
O próprio cirurgião responsável costuma dar as orientações necessárias, assim como prescrever possíveis medicamentos.
Nos primeiros dias após o procedimento, é preciso aplicar os colírios indicados adequadamente, nos horários corretos e sem deixar a embalagem encostar no olho. Na situação, podem ser prescritos colírios antibióticos e anti-inflamatórios.
Também é necessário utilizar o protetor ocular, que previne que agentes externos entrem em contato com o olho operado, como produtos de higiene pessoal e poeira. Durante o sono, o protetor ainda ajuda a impedir que as mãos do paciente alcancem o olho, assim como evita o contato com o travesseiro ou roupa de cama.
Juntamente com o uso do protetor, é importante que o paciente durma do lado oposto ao do olho operado. Isso não só colabora para manter o olho seguro de contatos indesejados, mas também para evitar a pressão na região.
Além disso, é preciso evitar esforço e atividades físicas, e banhos de mar ou piscina.
Por fim, é fundamental comparecer às consultas pós-operatórias, para que o oftalmologista acompanhe e avalie o andar da recuperação. Assim, ele pode dar alta.
No vídeo abaixo, você pode saber mais sobre o pós-operatório.
Como fica a visão depois da cirurgia de catarata?
A principal diferença que o paciente percebe após a cirurgia de catarata é a “limpeza” da visão. Antes do procedimento, a visão é embaçada, o que interfere, inclusive, na percepção das cores e formatos.
Casos mais avançados podem comprometer bastante a visão, chegando a deixar o paciente realmente cego.
A partir da substituição do cristalino opacificado por uma lente intraocular transparente (que é o que acontece na cirurgia de catarata), o paciente pode enxergar normalmente de novo.
Dependendo do modelo da lente implantada, a visão pode até ficar melhor do que era antes da catarata. Isso porque há lentes que corrigem erros refrativos, dispensando o uso de óculos ou lentes de contato.
Vale saber que nas primeiras horas após a cirurgia, a visão ainda pode ficar turva, já que o olho fica em processo de adaptação à nova lente. Porém, esse sintoma normalmente não permanece por muitos dias.
Onde fazer essa cirurgia?
É possível fazer a cirurgia de catarata pelo plano de saúde, em clínicas particulares e pelo Sistema Único de Saúde, o SUS.
Pacientes que não têm plano de saúde e que não têm como custear o procedimento em clínicas particulares podem recorrer ao atendimento da rede pública. Porém, o tempo de espera para o agendamento da cirurgia pode ser longo, variando entre meses e até anos, dependendo da região do país.
Uma alternativa é contar com a Central da Visão. Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar a visão a encontrar clínicas particulares seguras, a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.
Estamos presentes em mais de 30 cidades brasileiras, com mais de 50 clínicas afiliadas. Assim, ajudamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.
Para saber mais e agendar sua consulta com um especialista em catarata, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.
Importante!
Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pelo oftalmologista especialista Dr. Daniel Medeiros de Mendonça, CRM 17580-PE. Médico formado em medicina pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), residência médica em oftalmologia pelo Instituto de Olhos do Recife (IOR/PE), título de Especialista em Oftalmologia pelo MEC/IOR, e fellowship em Cirurgia de Catarata.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.