Cirurgia facorrefrativa: o que é?

Saiba o que é a cirurgia facorrefrativa e entenda como ela é feita, quando é indicada e quais são as contraindicações do procedimento.

Cirurgia facorrefrativa: o que é?

A cirurgia facorrefrativa é um procedimento realizado nos olhos, que busca eliminar a chance do desenvolvimento da catarata, ao mesmo tempo em que corrige o grau do paciente.

A indicação, normalmente, é para pessoas acima dos 45 anos, que queiram deixar de usar óculos.

A seguir, saiba mais sobre a cirurgia facorrefrativa e saiba se ela pode ser uma boa indicação para você!

cirurgias oftalmológicas a valores mais acessíveis

O que é a cirurgia facorrefrativa?

A cirurgia facorrefrativa é um procedimento cirúrgico que busca corrigir o grau do paciente, assim como a cirurgia refrativa.

A diferença, porém, está no público que pode fazer essa operação e na técnica utilizada.

Enquanto a cirurgia refrativa pode ser feita em pacientes acima de 21 anos, que já estejam com o grau estabilizado, a facorrefrativa é indicada para pacientes mais velhos, mas que ainda não chegaram à fase idosa.

Além disso, a parte “faco” de “facorrefrativa” vem de “facoemulsificação“, a mesma cirurgia feita para remover a catarata.

Sendo assim, é como se fosse um procedimento que une as duas cirurgias, mesmo que o paciente ainda não tenha o seu cristalino – a lente natural dos olhos – comprometido pela catarata.

Como a cirurgia é feita?

A cirurgia facorrefrativa é feita utilizando a técnica da facoemulsificação. Portanto, o paciente passa pelo mesmo procedimento que passaria se estivesse fazendo uma cirurgia de catarata.

Inicialmente, há a aplicação da anestesia tópica, em forma de colírio. Caso o cirurgião oftalmologista avalie necessário, também pode haver sedação leve, para que o paciente se mantenha mais tranquilo durante a operação.

Feito isso, o cirurgião usa um bisturi para fazer um corte milimétrico na esclera do paciente, isto é, na parte branca do olho. O profissional insere uma cânula (um caninho) no corte aberto, e, assim, pode chegar até o cristalino, que é a lente natural.

Com esse instrumento, o cristalino é quebrado, diluído e removido. Em seguida, uma nova lente é implantada como substituição. A lente é intraocular e artificial.

O procedimento é feito de forma rápida e segura, e sem necessitar de pontos, já que o corte realizado é autosselante.

Vale saber que a cirurgia não é feita nos dois olhos de uma vez só. O segundo olho só é operado depois de alguns dias do primeiro.

Como é a lente intraocular?

A lente artificial intraocular é a lente que fica no lugar do cristalino. Em uma cirurgia só de catarata, a sua principal função é devolver a visão ao paciente por conta da sua transparência.

Já na cirurgia facorrefrativa, a lente tem a função de corrigir o grau, fazendo com que o paciente não dependa mais de óculos.

Para isso, é feita uma avaliação pré-operatória, na qual o cirurgião estuda o olho a ser operado e indica um modelo de lente, de acordo com as respectivas necessidades.

As lentes monofocais, por exemplo, são lentes que permitem que o paciente enxergue perfeitamente de longe. No entanto, aqueles que apresentam dificuldades para enxergar de perto precisam continuar a usar óculos para ver a esta distância.

Já as lentes multifocais, assim como o próprio nome diz, têm pontos de foco para longe e também para perto. Dessa forma, o paciente corrige dois problemas, além da catarata, se houver.

As lentes multifocais são divididas em dois tipos. A tórica é indicada para corrigir astigmatismo médio ou alto. A não-tórica, por sua vez, é indicada para corrigir um grau leve de astigmatismo.

Quem pode fazer a cirurgia facorrefrativa?

A cirurgia facorrefrativa pode ser indicada tanto para quem ainda não tem catarata, quanto para quem já está com o cristalino opacificado, seja nos estágios iniciais ou não.

Dessa forma, trata-se de uma cirurgia de catarata que corrige miopia e astigmatismo, assim como a hipermetropia e a presbiopia.

De qualquer maneira, apenas o cirurgião especialista pode dizer com precisão se a cirurgia pode ser feita ou não.

Quais são as contraindicações?

Assim como acontece na cirurgia de catarata, alguns pacientes não podem se submeter ao procedimento por questões de segurança.

Doenças genéticas da retina ou da córnea estão entre os impedimentos, assim como o ceratocone e doenças autoimunes. Gestantes também têm a contraindicação.

Pacientes diabéticos e hipertensos podem, sim, passar pela cirurgia, desde que estejam com as respectivas comorbidades controladas.

Qual a diferença entre a cirurgia facorrefrativa e a cirurgia refrativa?

Embora tenham finalidades semelhantes, as duas cirurgias são feitas por técnicas bem diferentes.

Como vimos, a cirurgia facorrefrativa corrige o grau do paciente, ao mesmo tempo em que evita o desenvolvimento da catarata – caso a opacificação do cristalino ainda não tenha começado – ou a remove completamente.

A técnica utilizada é a de facoemulsificação, em que o cristalino é removido e substituído por uma lente intraocular.

A cirurgia refrativa também tem o objetivo de corrigir o grau do paciente, porém, não tem nada a ver com a catarata.

As técnicas utilizadas, normalmente, são a LASIK e a PRK, que utilizam laser para alterar o formato da córnea e, assim, corrigir o grau.

Qual o preço da cirurgia facorrefrativa?

O valor total da cirurgia facorrefrativa depende de vários custos e pode ser diferente de acordo com a clínica escolhida, o cirurgião, entre outras coisas.

Os custos que normalmente estão relacionados envolvem as consultas pré-operatórias, os exames oftalmológicos e clínicos (como hemograma e eletrocardiograma), sala cirúrgica, equipe médica, materiais necessários e consultas pós-operatórias.

cirurgias oftalmológicas a preços mais acessíveis

Para ter o atendimento necessário em clínicas de referência e excelência, e a um valor mais acessível, com condições facilitadas de pagamento, conte com a Central da Visão!

Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas seguras, a valores mais baixos e com pagamento facilitado.

Temos mais de 50 clínicas afiliadas em mais de 30 cidades brasileiras. Assim, ajudamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pelo oftalmologista especialista Dr. Daniel Medeiros de Mendonça, CRM 17580-PE. Médico formado em medicina pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), residência médica em oftalmologia pelo Instituto de Olhos do Recife (IOR/PE), título de Especialista em Oftalmologia pelo MEC/IOR, e fellowship em Cirurgia de Catarata.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38