O que é tomografia de córnea? Conheça o exame!

A tomografia de córnea é um exame solicitado em situações específicas para analisar a curvatura da córnea. Saiba mais sobre o procedimento!

O que é tomografia de córnea? Conheça o exame!

A tomografia de córnea, conhecida também como Pentacam®, é o procedimento realizado quando se precisa examinar de forma mais detalhada a córnea do paciente.

Essa estrutura ocular está localizada no chamado “segmento anterior” do olho, isto é, na parte da frente, que pode ser vista. Por isso, outro nome da tomografia de córnea é “tomografia de segmento anterior”.

A córnea é um tecido fino e transparente que cobre a parte da frente do olho. É por meio dela que a luz que chega aos olhos é focalizada e transmitida para a retina. Ou seja, ela funciona como uma lente sobre a íris e a pupila.

Sendo assim, a luz projetada na retina e direcionada ao cérebro depende diretamente da córnea, de modo que, em caso de algum defeito nessa estrutura, a imagem formada será distorcida.

Sabendo disso, continue a leitura para entender o que é e para que serve a tomografia de córnea, além de ver como o exame é feito.

cirurgias oftalmológicas a preços mais acessíveis

O que é tomografia de córnea?

Tomografia de córnea é o exame que permite a análise da córnea, o tecido transparente da frente do olho.

Em condições normais, a córnea é levemente curvada, o que permite que a luz, ao chegar até ela, projete-se perfeitamente na retina (estrutura ocular responsável pela formação da imagem).

No entanto, a córnea pode ser mais ou menos curvada do que o ideal, o que faz com que a luz não chegue à retina da forma que deveria chegar. Assim, o paciente tem sua visão distorcida.

Nesse caso, a tomografia corneana tem como objetivo identificar possíveis doenças e problemas oculares que afetam o segmento anterior do olho.

Além disso, o exame também consegue verificar demais estruturas do segmento, como a câmara anterior e a pupila, entre outras.

Vale ressaltar que a tomografia de córnea é diferente do exame de topografia de córnea. Enquanto o primeiro analisa a córnea por inteiro e de forma tridimensional, a topografia analisa apenas a superfície do tecido.

Como o exame é feito?

O exame de tomografia de córnea é totalmente indolor, não havendo contato algum com o olho do paciente.

Imediatamente antes do exame, não é necessária a aplicação de colírios para dilatação ou métodos semelhantes. No entanto, pacientes que usam lentes de contato devem interromper o uso pelo menos 7 dias antes da tomografia.

Na realização do exame, o paciente se senta na frente do aparelho e encosta o queixo e testa nos pontos específicos. Assim, ele fixa o olhar no centro do aparelho e permanece até que as imagens sejam captadas.

Normalmente, as imagens são obtidas em menos de um minuto.

O exame pode ser feito em apenas um olho ou nos dois. No último caso, o tempo total é de cinco minutos, aproximadamente.

cirurgias oftalmológicas a valores mais acessíveis

Para que serve a tomografia corneana?

A tomografia de córnea ou tomografia do segmento anterior serve para indicar possíveis problemas na córnea, especialmente relativos à sua curvatura.

Os profissionais costumam indicar o exame em três condições diferentes. Uma delas é quando há suspeita de ceratocone, ou no pré ou pós-operatório da doença. O ceratocone deforma a córnea e prejudica a visão. Você pode saber mais sobre ele nesta matéria.

Outra situação em que a tomografia corneana é importante é antes ou depois da realização de cirurgias refrativas. Este procedimento busca corrigir a curvatura da córnea – quando afetada, que faz com que o paciente tenha miopia, astigmatismo ou hipermetropia.

O exame também é útil no acompanhamento e pré-operatório de catarata, e no planejamento de transplante de córnea.

Para fazer a tomografia do segmento anterior, é fundamental ter indicação médica, ou seja, a prescrição de um profissional oftalmologista. Para isso, é necessário comparecer a uma consulta oftalmológica.

Nessa etapa, você pode contar com a Central da Visão! Conosco, é possível encontrar clínicas com mais de 20 anos de experiência em vários estados do Brasil, e o melhor: a preços acessíveis.

Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas de excelência a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Temos parceria com mais de 50 clínicas oftalmológicas em mais de 30 cidades brasileiras. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, clique aqui!

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pelo Dr. Mateus Lial Matuoka, CRM 163.329, Título Especialista (RQE) 73.992. Médico oftalmologista graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, residência médica e especialização em cirurgia de catarata na Santa Casa de Misericórdia.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato com o nosso SAC pelo e-mail [email protected].

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38