A cirurgia plástica de pálpebras, também chamada de blefaroplastia, pode ter fins estéticos e também funcionais. Saiba mais sobre o procedimento!
A blefaroplastia, popularmente conhecida como “cirurgia plástica de pálpebras”, é um procedimento que tem como objetivo corrigir e melhorar o aspecto da pele sobre e abaixo dos olhos.
A intervenção cirúrgica é comumente procurada por questões estéticas. No entanto, em alguns casos, ela é necessária para que o paciente tenha uma melhor visão e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida.
Nesta matéria, saiba mais sobre a cirurgia plástica de pálpebras, entenda os tipos do procedimento, como ele funciona e outros detalhes sobre ele.
O que é a cirurgia plástica de pálpebras?
A cirurgia plástica de pálpebras é um procedimento que busca melhorar a aparência das rugas e sinais de idade, e pode ser feito tanto nas pálpebras superiores quanto nas inferiores.
Na prática, o cirurgião remove o excesso de pele, músculo e gordura ao redor dos olhos, dando o aspecto de rejuvenescimento e reduzindo a flacidez do rosto.
Além disso, a blefaroplastia também pode ser uma necessidade. Sem considerar a parte estética, o excesso de pele pode cair sobre os olhos e atrapalhar o campo de visão do paciente.
Como é feita a blefaroplastia?
A blefaroplastia pode ser feita tanto por um cirurgião plástico quanto por um oftalmologista especializado em cirurgia plástica ocular. Mas é importante ressaltar que o profissional deve ser experiente, uma vez que isso influencia diretamente a segurança do procedimento.
Antes da cirurgia, o paciente recebe anestesia local e, em alguns casos, sedação leve endovenosa. Já preparado e dentro do centro cirúrgico, o cirurgião faz as marcações dos cortes que serão realizados.
Essa etapa é de suma importância, pois são essas marcações que vão guiar o profissional durante o procedimento. Em seguida, são feitas as incisões e o especialista remove o excesso de pele, músculo e gordura.
Concluída essa parte, ele faz as suturas necessárias. No caso, elas são feitas com o cuidado de não deixar cicatriz aparente. Normalmente, as cicatrizes do procedimento são finas e podem ser escondidas nas dobras da pele ou abaixo dos cílios.
Lembrando que a cirurgia plástica de pálpebras pode ser feita tanto nas superiores como nas inferiores, a intervenção é dividida em três tipos: blefaroplastia superior, inferior e completa.
Recuperação e cuidados pós-operatórios: quais são?
A recuperação da operação de pálpebras costuma ser tranquila. Porém, ela ainda envolve alguns cuidados e sintomas comuns.
Logo após o procedimento, o paciente pode apresentar inchaço na área que foi operada, ou, ainda, dor. Felizmente, esses sintomas podem ser facilmente contornados com medicamentos prescritos pelo cirurgião responsável. Além disso, em geral, os incômodos desaparecem em uma ou duas semanas, a depender de cada paciente.
Alguns cuidados recomendados são:
- Utilizar os medicamentos prescritos corretamente;
- Evitar maquiagem e cosméticos na área operada;
- Não utilizar lentes de contato nos primeiros dias, de acordo com a orientação médica;
- Aplicar compressas frias sobre a área inchada;
- Não fumar ou consumir bebidas alcoólicas;
- Evitar exposição ao sol e, quando houver, utilizar óculos escuros de qualidade;
- Dormir de barriga para cima e se atentar à posição durante o sono, evitando que os olhos entrem em contato com travesseiro;
- Não praticar atividades físicas nos primeiros dias, de acordo com a orientação médica.
Atenção: as informações acima são genéricas. Se você vai operar ou se já passou pela cirurgia plástica de pálpebras, siga adequadamente todas as orientações do seu médico, e não deixe de comparecer às consultas pós-operatórias. No caso de dúvidas ou de qualquer anormalidade, procure imediatamente o cirurgião responsável pela sua operação.
Quanto custa uma cirurgia plástica de pálpebras?
Os custos da cirurgia plástica de pálpebras envolvem uma série de fatores.
No valor total, são considerados a consulta pré-operatória com cirurgião, os exames necessários, equipe médica, sala cirúrgica, materiais cirúrgicos e anestesia.
Além disso, o preço também varia de acordo com a clínica/centro cirúrgico e com a cidade onde o procedimento será feito.
Sendo assim, a blefaroplastia pode custar mais ou menos, de acordo com cada fator.
Na Central da Visão, você encontra clínicas particulares de referência com preços mais acessíveis. Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas seguras, a valores mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.
Temos mais de 50 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Assim, somos a maior central de agendamentos de cirurgias do país.
Para saber mais e agendar sua consulta, clique aqui!
Importante!
Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected].