Há inúmeras receitas na internet para curar a catarata naturalmente. Mas será que elas são realmente eficazes? Saiba mais sobre o assunto.
Muitas pessoas se perguntam como curar a catarata naturalmente. A doença atinge os olhos, deixando a visão embaçada e refletindo de modo negativo na qualidade de vida do paciente.
Infelizmente, não há nenhuma solução natural ou caseira para curar catarata. No entanto, alguns pacientes ainda insistem em métodos ineficazes (e, algumas vezes, perigosos) e acabam atrasando o tratamento que realmente tem comprovação científica.
Nesse tempo, a visão sofre com a piora progressiva.
Mas por que não conseguimos curar a catarata naturalmente? Continue a leitura para entender.
Afinal, como curar catarata naturalmente?
Embora existam diversas receitas milagrosas na internet que prometem a cura da catarata naturalmente, nenhuma delas é realmente comprovada e eficaz contra a doença. Diferente de outras doenças, esta não se pode curar com mudanças na dieta, exercícios ou suplementos, por exemplo.
A catarata ocorre quando o cristalino, que é considerado a lente natural dos olhos, perde a sua transparência e fica opacificado. Essa opacificação é progressiva, tornando a visão do paciente cada vez mais nublada.
Trata-se de uma condição muito frequente, especialmente entre pacientes a partir dos 50 anos de idade. Isso porque a opacificação do cristalino é consequência do envelhecimento, apesar de também poder ocorrer em outras situações.
A catarata não é uma condição que possa regredir ou estabilizar. O mesmo acontece com a perda de massa óssea, com o embranquecimento dos cabelos ou com a perda de audição. São processos naturais e graduais do envelhecimento. Portanto, não pode ser curada nem de maneira natural, e nem com uso de colírios ou outros medicamentos. Mas ainda há uma solução.
Como curar a catarata?
A única maneira eficaz de curar a catarata é por meio da cirurgia. O procedimento consiste na retirada do cristalino opacificado, e sua troca por uma lente artificial intraocular. Sendo assim, depois da operação, o paciente consegue recuperar sua visão: a nova lente é transparente e permite que os raios de luz entrem nos olhos sem obstáculos.
Como é uma cirurgia de catarata?
A técnica mais utilizada pelos cirurgiões oftalmologistas para retirar a catarata é a facoemulsificação. Tendo o paciente recebido a anestesia tópica (colírio), o profissional faz uma incisão milimétrica na córnea e, com o auxílio de uma cânula, emulsifica (quebra) o cristalino opacificado. Assim, ele é aspirado para fora.
Com outra cânula, o cirurgião insere uma nova lente, artificial e transparente. Dependendo do caso do paciente, a nova lente também pode corrigir erros refrativos.
Vale saber que, em alguns casos, além da anestesia tópica, também pode haver sedação leve, para manter a calma do paciente durante o procedimento.
Por que a cura natural da catarata ainda é propagada?
Mesmo não sendo possível curar a catarata naturalmente, esse fato não tem impedido o surgimento de inúmeros métodos “milagrosos”, que prometem curar a condição sem a necessidade de cirurgia.
De colírios “mágicos” a exercícios oculares, existe uma vasta gama de supostas soluções. Mas, até o momento (dezembro de 2023), nenhuma dessas alternativas mostrou-se cientificamente eficaz e, muito menos, segura para a saúde dos olhos.
Por que, então, algumas pessoas insistem que esses métodos funcionam?
O cérebro humano é extremamente adaptável. À medida que a catarata progride, o cérebro ajusta-se à deterioração da visão, o que pode dar a impressão de que a condição está melhorando.
Mas é crucial entender que essa adaptação não é o mesmo que uma cura. A catarata continua lá, e a visão não melhora realmente. Na verdade, sem o tratamento adequado, a condição só tende a piorar.
Portanto, se você ou alguém que você conhece está com suspeita de catarata, ou que já tenha o diagnóstico, a melhor coisa a fazer é consultar um oftalmologista especialista.
A cirurgia de catarata é um procedimento seguro e eficaz que pode restaurar a sua visão em pouco tempo. Não se deixe levar por promessas de curas milagrosas – sua visão é algo muito precioso para ser colocado em risco.
Algumas pessoas desenvolvem a catarata mais cedo que outras, e muitos fatores que aceleram a doença são relacionados à falta de cuidados para levar uma vida saudável.
O que você pode fazer para que a doença demore um pouco mais a aparecer é manter uma dieta equilibrada, não fumar, reduzir o consumo de álcool, proteger os olhos do sol e fazer exames oculares regularmente.
Onde fazer a cirurgia de catarata?
Para remover a catarata cirurgicamente e recuperar a sua visão, é preciso ter o diagnóstico e a indicação do procedimento por um cirurgião oftalmologista.
Nessa etapa, a Central da Visão pode te ajudar! Conosco, é possível encontrar clínicas com mais de 20 anos de experiência em vários estados do Brasil, e o melhor: a preços acessíveis.
Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar a visão a encontrar uma clínica segura, com valores mais baixos e boas condições de pagamento.
Temos mais de 50 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.
Para saber mais e agendar sua consulta, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.
Importante!
Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pelo Dr. Mateus Lial Matuoka, CRM 163.329, Título Especialista (RQE) 73.992. Médico oftalmologista graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, residência médica e especialização em cirurgia de catarata na Santa Casa de Misericórdia.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.